Estudando Francês por meio da Literatura!
- langueidiomas
- 24 de mai. de 2018
- 2 min de leitura
Salut! Ça va? A Literatura Francesa é riquíssima! E portanto, constitui fonte quase inesgotável de aprendizado para quem está se aventurando nesse novo idioma. Estudar Francês por meio da Literatura constitui-se em uma forma bastante especial de estudar, pois além da compreensão do idioma e de suas estruturas, tal estudo, se bem conduzido, levará o estudante a adquirir grande volume de vocabulário e estruturas linguísticas tipicamente francesas, bem como o levará a conhecer os grandes filósofos do mundo Ocidental. Particularmente acho interessante, a abordagem da literatura francesa a partir do Iluminismo, passando pelos autores dos séculos XVIII e XIX até chegar aos Modernistas do século XX. Estes últimos, implementaram as ideias do mundo Ocidental como conhecemos hoje, mas também originaram as ideias pós-Modernas da atualidade.
Dentro do Escopo de autores bastante interessantes, posso citar Montesquieu, Jean-Jacques Rousseau, Diderot e Voltaire ainda no século XVIII. Tais autores expressaram e mesmo cristalizaram os ideais iluministas. A sociedade europeia passou a valorizar, a partir de então, a razão como princípio norteador de suas práticas sociais.
O século XIX viu surgir um grande número de filósofos e autores francófonos. Tais escritores foram um marco na literatura francesa, mas também lançaram as bases nas quais a literatura europeia se instituiu. Entre eles podemos citar Victor Hugo, Stendhal, Balzac, Flaubert e Zola.
O século XX, com toda sua transformação, ideia de transição à pós-modernidade e efemeridade trouxe pensadores existencialistas e surrealistas como Jean-Paul Sartre e André Breton entre outros nomes.
Essa pequena lista de autores franceses não é exaustiva, mas já é suficientemente abrangente para permitir a compreensão da transição sofrida pelo mundo Ocidental desde as certezas criadas pelo Iluminismo e pela razão até a transitoriedade da pós-Modernidade de Foulcault. Por meio desses autores conseguimos perceber a trajetória que a humanidade fez, com todos os seus percalços, desde a busca pela razão para a compreensão do mundo; pelo aperfeiçoamento da vida por meio da progressão e do desenvolvimentismo Modernista e mesmo pela mudança incessante do fetichismo desencantado da vida Pós-Moderna.
E como estudar utilizando a literatura francesa? Que métodos utilizar para que este estudo não se torne errático?
Um estudo metódico e organizado, porém interessante e mesmo instigante, com base na Literatura Francesa, é possível!
E estou preparando um curso especial para quem ama Literatura Francesa assim como eu. <3
Quem tiver interesse escreva para langueidiomas@gmail.com
Até o próximo post!
Au revoir!!!
Professora Angela Beck


Comentários